Ado Azevedo Design lança no Salão Brasil 2009, em Bento Gonçalves, uma nova coleção de mobiliário com linguagem contemporânea em sete produtos: linha Onda de estofados com sofá e poltrona, cadeira dobrável Tamanduá, poltrona Dois Irmãos, Chaise longue  Lili e a mesa de centro Leitura.

A coleção é apresentada por objetos que revelam surpresas. Surpresas tanto do ponto de vista do uso de materiais como do ponto de vista do processo de fabricação, ou mesmo, do uso inusitado de uma geometria estrutural e construtiva própria.

Os projetos apresentam um jogo de tensão e um equilíbrio de forças de simplicidade singular, com um desenho minimalista e uma fabricação com baixo consumo energético.

Já o relançamento da mesa Crystalzen, criada em 2000 com grande sucesso de vendas, atende a solicitações de um mercado que se recria por um design acima das tendências e gerador de ícones estéticos.

Um ponto em comum nas criações de Ado Azevedo é a essencialidade, resultado da superação de desafios tecnológicos e estéticos que dão origem a formas de uma poética lúdica e de eficiência funcional.

Arquiteto e mestre em design há mais de 20 anos, Azevedo, se ocupa com inovação em projetos nas mais diferentes áreas do design industrial e da arquitetura.

Radicado em Milão durante dez anos, entre os anos 80 e 90, foi professor e dirigiu o Centro de Pesquisas do Instituto Europeo di Design, quando realizou diversos projetos para indústrias internacionais entre os quais o carro elétrico “Zic” do Centro de Pesquisa da Fiat em Torino, selecionado no prêmio “Compasso d`Òro”
Há 15 anos no Rio de Janeiro, tem criado produtos premiados e projetos de excelência em parceria com Cláudio Bernardes, NCS design e Índio da Costa design, entre outros, e participou em exposições como a Bienal de St. Etiene na Suíça, a International Contemporany Furniture em Nova Iorque, a I Bienal Brasileira de Design em São Paulo, a exposição Brasil Faz Design em Milão e a exposição Design Brasileiro Hoje: Fronteiras no MAM em São Paulo.

Foi professor de Projeto de Produto na PUC-RJ e na Faculdade Estácio de Sá e é palestrante em universidades e instituições de design no Brasil e no exterior.

Entre as publicações de seus projetos em livros e revistas, é autor do ensaio sobre “Ambiente e Projeto” do livro “Design Naturaleza e Inovacion”, publicado em  Barcelona, ed. Gustavo Gilli/Elisava em 1994  coletânea de ensaios com autores como Gillo Dorfles e Ezio Manzini.
Ado Azevedo é também o autor do projeto de arquitetura e revitalização do antigo Cassino da Urca, nova sede do Istituto Europeo di Design no Rio de Janeiro.